Páginas

Lindy Hop?



Já viste filmes como Malcolm X ou Swing Kids? Ou outros dessa época? Se a resposta for 'sim', já viste o Lindy Hop, sem saberes!

O Lindy hop é o ritmo que originou o Swing e posteriormente o Rock. É a famosa crazy dance dos anos 30, nascida no Harlem, o mais conhecido bairro negro de Nova York, mais precisamente no Savoy Ballroom, um dos mais famosos salões de baile do mundo. Após os anos 20, totalmente marcados pelo Charleston, a década de 30 e as suas Big Bands consagraram o Swing como um dos ritmos mais fortes e dançantes do século e o Lindy Hop como uma das mais fantásticas formas de se dançar já criadas.

Ganhando uma segunda vida nos anos 80 na Suécia e em Inglaterra, o Lindy Hop hoje em dia tem aderentes em todo o mundo, incluindo na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Austrália.

Agora vem fazer parte deste novo movimento em Portugal!

Para uma boa explicação (em Inglês) da história do Lindy Hop, vê este link!






Frankie Manning, 26 de Maio de 1914 - 27 de Abril de 2009


Frankie Manning, o embaixador do Lindy Hop falaceu em 27 de Abril de 2009. Ele foi um dos primeiros a dançar Lindy quando nasceu em Harlem, Nova Iorque nos finais de década dos 20. Foi ele que inventou o "air step" e coreografava para o grupo, os "Whitey's Lindy Hoppers" que levaram o Lindy para o palco e para a televisão.

A seguir à guerra, quando a música swing desapareceu com o nascimento de bebop, o Frankie Manning, deixou a sua carreira como bailarino/coreografo e foi trabalhar para os correios durante 30 anos.

Nos anos 80 veio o renascimento de Lindy Hop, o que deu uma segunda oportunidade para o Frankie fazer o que realmente lhe dava vida, o Lindy Hop. Ao longo das últimas decadas, ele levou a sua paixão pela dança, os seus conhecimentos e groove, o seu sorriso e o riso genuínos para todos os cantos do mundo, inspirando a nova geração de Lindy Hoppers.

Vamos todos sentir a sua falta, mas a mémoria dele e o que ele nos deu continuarão a viver nas comunidades de Lindy Hop pelo mundo inteiro.

God bless you, Frankie. We miss you!